A EscolaDestaque home

Nossa História

Texto escrito pela Dra. Angélica Justo, gestora da Escola Livre MG:

Tudo começou com uma pergunta que fiz para a Dra. Gudrun Burkhard e a equipe da Artemísia-SP, solicitando minha participação no grupo de pesquisa da metodologia biográfica. Poderia eu participar deste grupo? Isto aconteceu em 2003.

Nossa História - Escola Livre Antroposofia MGNa época, fazia parte do Grupo Mineiro de Biografia, onde se promovia workshop biográfico e grupo de estudo de aprofundamento na metodologia biográfica. Levei a questão para os componentes do Grupo Mineiro de Biografia, expondo que gostaria de ter uma participação no grupo de pesquisa da metodologia biográfica na Artemísia.

O grupo foi de consenso que deveríamos solicitar a Formação em Aconselhamento Biográfico para Minas Gerais. Isto foi feito e acordado com a Dra. Gudrun e equipe, ficando responsável por esta iniciativa, eu e Berenice von Rückert, sendo que faríamos uma transição, sob a supervisão de um docente de São Paulo, momento em que eu estaria refazendo a Formação em São Paulo, na Artemísia, como estagiária de docência, e Berenice faria o estágio de docência em Juiz de Fora, com o início da Formação em Minas Gerais.

Em 2005, deu-se início ao primeiro grupo de Formação Biográfica em Minas Gerais, no formato de Regional Minas, sob a coordenação da Associação Biográfica de São Paulo, com a denominação de Formação Biográfica Minas Gerais – Escola Livre de Estudos Biográficos.

Em 2006, as escolas de São Paulo e Minas Gerais tornaram-se independentes. Minas Gerais passou a ser coordenada por mim e por Berenice von Rückert, com a denominação de Escola Livre Estudos Biográficos-MG e sob a supervisão da Dra. Gudrun Burkhard.

Em maio de 2010, concluída a formação do primeiro grupo e iniciado o segundo, a escola foi reconhecida pelo Fórum Internacional de Formadores em Aconselhamento Biográfico- Dornach – Suiça.

Ao longo do seu desenvolvimento, a Escola de Minas, passou por várias denominações:

2005 – Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia – Núcleo de Formação Biográfica – Regional Minas Gerais – Juiz de Fora;

2006 a 2008 – Escola Filiada a Associação Biográfica Regional da Escola de São Paulo;

2008 – Formação Biográfica Minas Gerais – Escola Livre de estudos Biográficos.

2009 – 2010 – a Escola de Minas Gerais abandona a logomarca de São Paulo e usa a denominação Escola Livre – Estudos Biográficos – Juiz de Fora – Minas Gerais, sem qualquer logomarca. Suas atividades são supervisionadas por Drª. Gudrun Burkhard.

2010 (fevereiro) – Escola Livre Estudos Biográficos – Juiz de Fora.

A Escola de Minas Gerais, cria sua própria logomarca, nas cores vermelho e laranja, em um movimento de virando uma página, para escrevermos uma nova página em nossa biografia, representado no vermelho no nosso sangue portador do nosso Eu e o laranja, representando o homem jupiteriano, “ a nossa consciência vital”, que seria no processo evolutivo, a próxima encarnação da Terra. Foi mantido o nome Escola Livre – Estudos Biográficos – Juiz de Fora – MG.

2013 – É instituído em 20 a 21 de julho/2013, o Primeiro Fórum Brasileiro das Escolas Livres , abarcando as Escolas de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (Florianópolis) alocada na Associação Sagres – “Centro Antroposófico de Educação” que oferece o curso “Biografia e caminho Iniciático”.

2014 (outubro) – a Escola Livre – Estudos Biográficos de Minas Gerais – Juiz de Fora inicia a Turma IV com um novo currículo, criado pela gestora pedagógica Drª Angélica Alves Justo, apresentando módulos curtos e longos com o objetivo de dinamizar o curso “sem perder a qualidade, mas trazendo a essência dos módulos”, atendendo assim uma demanda social. O impulso para esta mudança surgiu, segundo ela, a partir da experiência de sete anos com a escola e o anseio de trazer vitalidade para a escola no seu segundo setênio. Para implementar este novo currículo a escola passou por mudanças administrativas sendo criada uma nova estrutura de funcionamento, ficando a gestão sob a coordenação de Drª Angélica Alves Justo. Berenice von Ruckert sai do quadro de gestora e permanece como docente.

Em 2016 a logo é alterada, com os seguintes dizeres: Escola Livre- Antroposofia – Formação e Estudos Biográficos, mantendo a mesma imagem, que é de uma página virada, nas cores vermelha do sangue e laranja, representando a força do processo evolutivo para a próxima encarnação da Terra, quando passaremos por um processo e maior consciência e de eterização da matéria. Por isto precisamos de maior consciência em nosso processo biográfico, através da metodologia biográfica. Berenice solicita a sua saída do quadro de docentes da escola.

Atualmente a Escola Livre MG está filiada a diversos órgãos onde se faz representar:

– International Trainers Forum (ITF) em 2010;

– Fórum Nacional das Escolas de Formação em Aconselhamento Biográfico desde a sua fundação e 2013;

– Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia, desde a fundação da Escola, em 2005;

MISSÃO, VALOR, FINALIDADE

MISSÃO – Oferecer e criar condições para a divulgação, aprendizado através da autoeducação, autodesenvolvimento e capacitação profissional a partir dos preceitos do Aconselhamento Biográfico e da Antroposofia.

VALOR – Cuidar para que a Formação Biográfica permaneça fundamentada na metodologia biográfica criada por Drª. Gudrun Kroekel Burkhard e na Antroposofia, Ciência Espiritual de Rudolf Steiner.

FINALIDADE – Promover a formação de pessoas para o trabalho de Aconselhamento Biográfico e apoiar o desenvolvimento da ampliação profissional de diversas áreas da saúde e demais atividades profissionais e contribuir para a oficialização dessa nova profissão.

Equipe Escola Livre MG:

Gestores:
Angélica Alves Justo
Lucam Justo de Moraes

Administrativo e Financeiro: Michelle Abritta Brito Dilly

Administrativo e Pedagógico: Dra. Laura de Lira e Oliveira e Nilda Barbosa de Almeida

Secretária: Tereza Cristina Campos de Oliveira

Enfermeira e Massoterapeuta: Clara Maria de Carvalho.

Docentes: Dra. Angélica Alves Justo, Lucam Justo de Moraes, Dra. Júlia Beatriz Chiericatti, Dra. Laura de Lira e Oliveira, Luís Henrique Sant’Anna, Mariângela Horta, Marli Ribeiro, Tereza Cristina de Oliveira, Ione Imbrise, Andréia Inácio, Sydney Lafetá, Romilda Dias.

Docentes convidados: Emi Morgado, Jair Moggi, Marilda Milanese, Rita de Cassia Gomes de Almeida. Rita Prado Perim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *