100 anos da Meditação da Pedra Fundamental
Em 1902 Rudolf Steiner entrou para a Sociedade Teosófica transformando-se em secretário geral. Seu ensino era calcado nos ensinamentos do Cristo e o Mistério do Gólgota. Em 1912 a Sociedade Teosófica lançou a ideia de que o Cristo estava fisicamente reencarnado no jovem Krishnamurti, indo contra todas as evidências do evento único do Mistério do Gólgota. A partir disto Rudolf Steiner se desliga da Sociedade Teosófica e funda a Sociedade Antroposófica.
Na Sociedade Antroposófica torna-se conselheiro e mestre não fazendo parte dela como membro da Diretoria. Sentindo necessidade de um centro mundial já que o Movimento Antroposófico crescia cada vez mais, em 1913 ele lança a Pedra Fundamental do Goetheanum em Dornach (Basiléia Suíça). Esta é um Pentágono Dodecaedro Duplo fazendo menção ao homem, microcosmo refletindo o macrocosmo. O edifício aí construído era uma joia preciosa, cujo interior estruturado com diferentes tipos de madeira e pinturas coloridas de ambos os tetos de ardósia de ambas as cúpulas, era como se na Terra a alma do homem fosse levada ao mundo espiritual.
A antroposofia era cada vez mais conhecida e aceita por um gama enorme de pessoas e o Movimento crescia cada vez mais. Com isto vieram também os oponentes que não titubearam frente a um crime sem tamanho. Na noite de 31 de Dezembro de 1922 para 01 de Janeiro 1923 (Noite de São Silvestre) o Goetheanum foi consumido por chamas criminosas. Este incêndio causou dor irreparável no Rudolf Steiner e nos demais antropósofos. Este campo de ruinas sempre a vista do Rudolf Steiner trazia-lhe a certeza da falta da fraqueza interna dos membros da Sociedade Antroposófica acometida de um aspecto catastrófico. Por isto pensa na reconstrução do Goetheanum mas também da Sociedade Antroposófica como um todo.
O Congresso de Natal
O Congresso de Natal de 1923 aconteceu na Marcenaria do Goetheanum com mais ou menos de 700 a 800 membros, um lugar improvisado devido ao incêndio, sem calefação e rodeado de neve. Houve uma rememoração do Incêndio do Templo de Éfeso, palco de antiguíssima sabedoria asiática findando os mistérios da Antiguidade e o início do trilhar do atual caminho da razão. Como espelhamento do Incêndio do Goetheanum e do nascimento de um Novo Mistério tendo como pano de fundo o Mistério do Gólgota e o Rudolf Steiner como o Sumo Sacerdote desta Sagrada Iniciativa. O homem a partir deste momento as voltaria a buscar nas ciências a sabedoria suprassensível em liberdade colaborando com as Hierarquias Espirituais.
Neste Congresso houveram dois grandes acontecimentos que deram um impulso memorável ao Movimento Antroposófico para tempos futuros.
A refundação da Sociedade Antroposófica tornando-a guardiã dos novos Mistérios tornando-os públicos e também liberandos para a publicação impressa os ciclos de conferências ministrados dentro da Sociedade antroposófica. A consciência espiritual da humanidade haveria de encontrar um órgão de comunicação nessa nova Sociedade.
Nos meses precedentes foram fundadas sociedades antroposóficas de âmbito nacional em todos os países que a antroposofia estava representada buscando, como uma das facetas da antroposofia, integrar-se conscientemente nas formas de vida e tradições culturais dos diferentes povos. A Sociedade Antroposófica Geral sediada no Goetheanum devia constituir-se para estas sociedades uma entidade síntese de caráter supranacional.
Concomitantemente com esta reestruturação interna e externa, foi fundada a Escola Superior Livre para Ciência Espiritual. O objetivo da Sociedade Antroposófica será a promoção da pesquisa num âmbito espiritual; o da Escola Superior livre para Ciência Espiritual é fazer essa pesquisa propriamente dita.
O Rudolf Steiner tornou-se o Presidente desta Sociedade antroposófica Geral e nomeados os seus colaboradores competentes para as diferentes seções da Escola Superior de Ciências Espirituais cuja promoção fica a cargo desta sociedade.
Outro acontecimento portentoso foi a Meditação da Pedra Fundamental
Meditação da Pedra Fundamental
Foi o fato central do Congresso de Natal e agora iniciava-se uma nova fase em toda a história dos Mistérios. A Meditação da Pedra fundamental é composta por quatro estrofes. As três primeiras estrofes constituem um tríptico perfeito. A quarta estrofe situa-se numa atmosfera diferente mas está naturalmente ligadas ás três primeiras. Enquanto todo o macrocosmo está envolvido nas três primeiras, a quarta refere-se exclusivamente ao Cristo.
Em 1913 Rudolf Steiner colocou a Pedra Fundamental do Primeiro Goetheanum e agora coloca a Pedra Dodecaédrica do Amor no coração do homem para que tenha possibilidades totalmente novas para enfrentar o mal. Uma das três forças adversas para cada tríptico: asuras, seres arimânicos e seres luciféricos, consistindo de um pensar claro e consciente para se opor aos luciféricos, as forças arimânicas temem justamente as verdadeiras imaginações ou imaginações cósmicos humanas e obtendo acesso ao Amor Cósmico humano vencer as forças asúricas. Sua substância de Amor Cósmico Humano; sua estrutura de imaginação cósmico humana; e a luz que brilha ao seu redor de pensamentos cósmico humanos que apresentam um aspecto macroscósmico e microscósmico e a atuação na alma humana na união destes aspectos.
A natureza humana é extremamente preciosa e foi preparada por eras, por éons macrocósmicos pelas hierarquias espirituais e agora o ser humano está em perigo. O trabalho da Meditação da Pedra Fundamental no solo de seu coração etérico dão condições de protegê-lo na sua existência terrena em luta contra o Mal em sua forma tríplice e em sua origem cósmica, que é o Demônio Solar e que só pode ser vencido pelo Novo Sol Cósmico Moral e que lhes fala da quarta estrofe da Meditação. A Meditação da Pedra Fundamental nos traz o Cristo em toda a sua majestade e força para vencermos o mal.
Luz divinal
Cristo Sol
Aquece os nossos corações
Ilumina nossas cabeças
Que seja para o Bem
O que nós,
Pelos corações, queremos fundar
O que nós,
Pelas cabeças,
Com meta segura queremos guiar.
Sidney Lafetá – Professor e Aconselhador Biográfico-Escola Livre-Antroposofia-Formação e Estudos Biográficos-JF-MG.