Blog

Medicina Antroposófica e Aconselhamento Biográfico

Gudrun BurkhardMedicina Antroposófica é uma ampliação das artes médicas que faz uso de todos os avanços acadêmicos, porém com critério e a luz da Antroposofia. Ela surgiu a partir da pesquisa e trabalho da Dra Ita Wegman que foi impulsionada por Rudolf Steiner em 1924. No Brasil, a Medicina Antroposófica ganhou força em 1945 graças ao trabalho da Dra Gudrun Burckhard.

A maior contribuição que a Antrposofia pode trazer para a prática médica é a lembrança constante de que um paciente é antes de tudo um Ser Humano e, como tal, não pode ser visto apenas em seu aspecto físico, mas deve ser compreendido em seus aspectos anímicos (psíquicos) e espirituais (individuais).

Na Grécia, em Epidauro havia o templo de Asclépio ou Esculápio (latim), deus da medicina e filho de Apollo, ele tinha duas filhas Higia e Panacea. O médico ouvia o seu paciente e se interessava por toda a sua história de vida. O diagnóstico era elaborado em conjunto com o paciente percebendo o seu desequilíbrio, suas causas e as transformações para a cura da doença. Eram feitas terapias externas, dietas, práticas esportivas, regulamentação do sono e descanso.

Quando se compara as ideias atualmente assumidas, nota-se que em matéria de recursos técnico-farmacêuticos tivemos grandes avanços e muito se retrocedeu no tratamento com o paciente, ficamos mais técnicos ao mesmo tempo que nos esquecemos da humanidade de cada individuo.

A Medicina Antroposófica ajuda o paciente em seu processo salutogenético, através de medicamentos e terapias antroposóficas (massagem, terapia artística, aconselhamento biográfico, reorganização neuro-funcional, entre outras).

Aconselhamento Biográfico

Assim como o ser humano tem uma biografica, a humanidade como um todo também tem a biografia dela. A evolução da consciência humana, pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tem como qualquer outra geração, pontos fortes e pontos fracos.

Entre os pontos fortes estão a vitalidade, a criatividade e um idealismo admiráveis, somados à vontade de experimentar novas idéias que transcendam os valores tradicionais. Os pontos fracos da geração pós-Segunda Guerra estão numa dose incomum de narcisismo e preocupação consigo mesmo, são chamados de “geração do Eu”.

Portanto a nossa geração é uma amálgama de grandeza e narcisismo e esta estranha mistura tem contaminado quase tudo que fazemos. Não nos parece simples termos uma ideia, precisamos descobrir um novo paradigma que seja o arauto de uma das maiores transformações da história do mundo. Não nos conformamos em cuidar do nosso jardim ou de pequenos vasos, mas de transfigurar o planeta. Parece que temos a necessidade de nos vermos como a vanguarda de algo sem precedentes em toda a história: a extraordinária maravilha de sermos nós mesmos.

Com este apelo narcisista perdemos a comunhão, uma visão mais abrangente de que não esquecemos que estamos em comunhão com tudo que está em torno de nós.

O Aconselhamento Biográfico traz este conhecimento individual e com isto não perdermos a comunhão. Ao fazer um estudo da nossa biografia, da nossa individualidade, da nossa humanidade, nos percebemos e mantemos a conexão com a humanidade de outros.

Várias biografias atualmente estão sendo divulgadas através de livros, filmes e teatro. Precisamos deste acompanhamento biográfico, para ampliarmos o entendimento do nosso Eu (individualidade), da nossa escrita na vida, a Biografia.

Aconselhamento Biográfico é um instrumento que facilita a compreensão do processo de desenvolvimento humano para a prática médica e de outras profissões.

Angélica Justo – Médica e Aconselhadora Biográfica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *