Estrutura dos Cursos


Dra. Angélica Justo

Tudo começou com uma pergunta que fiz para a Dra. Gudrun Burkhard e a equipe da Artemísia-SP, solicitando minha participação no grupo de pesquisa da metodologia biográfica. Poderia eu participar deste grupo? Isto aconteceu em 2003.

Na época, fazia parte do Grupo Mineiro de Biografia, onde se promovia workshop biográfico e grupo de estudo de aprofundamento na metodologia biográfica.  Levei a questão para os componentes do Grupo Mineiro de Biografia, expondo que gostaria de ter uma participação no grupo de pesquisa da metodologia biográfica na Artemísia.

O grupo foi de consenso que deveríamos solicitar a Formação em Aconselhamento Biográfico para Minas Gerais. Isto foi feito e acordado com a Dra. Gudrun e equipe, ficando responsável por esta iniciativa, eu e Berenice von Rückert, sendo que faríamos uma transição, sob a supervisão de um docente de São Paulo, momento em que eu estaria refazendo a Formação em São Paulo, na Artemísia,  como estagiária de docência, e Berenice faria o estágio de docência em Juiz de Fora, com o início da Formação em Minas Gerais.

Em 2005, deu-se início ao primeiro grupo de Formação Biográfica em Minas Gerais, no formato de Regional Minas, sob a coordenação da Associação Biográfica de São Paulo, com a denominação de Formação Biográfica Minas Gerais – Escola Livre de Estudos Biográficos.

Em 2006, as escolas de São Paulo e Minas Gerais tornaram-se independentes. Minas Gerais passou a ser coordenada pela Dra. Angélica Justo e por Berenice von Rückert, com a denominação de Escola Livre Estudos Biográficos-MG e sob a supervisão da Dra. Gudrun Burkhard.

Em maio de 2010, concluída a formação do primeiro grupo e iniciado o segundo, a escola foi reconhecida pelo Fórum Internacional de Formadores em Aconselhamento Biográfico- Dornach – Suiça, sendo representada pela Dra. Angélica Justo.

B – Atualmente:

Estamos com três grupos formados e dois grupos em andamento.

C – Equipe:

  • Gestora: Angélica Justo
  • Supervisão: Gudrun Burkhard

3- Docentes: Dra. Angélica Justo, Berenice, Dra. Júlia Beatriz Chiericatti, Mariângela Horta, Dra. Laura Lira, Marli Ribeiro, Luís Henrique Sant’Anna, Alexandra Mettrau, Priscila Maria Franco da Frota e Emi Morgado.

4-Administrativo e financeiro: Luciene Salies e Nilda Barbosa de Almeida.

5-  Enfermeira: Clara Maria de Carvalho.

D – Rede Curricular:

Em 2013, foi feita uma mudança curricular, a partir de uma pergunta específica e urgente, em relação ao TEMPO. Pessoas interessadas na Formação me questionavam: “Eu não tenho tempo para me ausentar do meu trabalho e fazer este investimento, mas gostaria muito!” “Seria possível encurtar o tempo desta Formação e não perder a qualidade?” e etc. Ouvindo estas solicitações, me propus a fazer e conduzir esta mudança curricular.

E assim, com a experiência de 10 anos, criamos um “corpo” da Escola Livre Estudos Biográficos-Minas Gerais em Juiz de Fora, trazendo para o segundo setênio da escola uma nova vitalidade, “um corpo etérico forte”, olhando para escola como um “ser vivo”, regido por um ser espiritual protetor e por nós, indivíduos coesos e dispostos a trabalhar esta nova etapa da Formação Biográfica. Encaramos esta jornada, sabendo que teríamos vários obstáculos para serem ultrapassados. Iniciamos a nova proposta da Formação em outubro de 2013, criando módulos curtos e longos, procurando atender às novas demandas sociais e tomando os devidos cuidados para não perdermos a qualidade, mas trazer a essência de cada módulo.

A rede curricular ficou dividida em três níveis:

Nível I – Com duas etapas:

1-Etapa: auto educação .

2-Etapa : auto desenvolvimento:

Duração de dois anos, com módulos longos (6 dias) e módulos curtos (3 ½ dias), sendo dois módulos longos e três curtos por ano.

Nível II – ampliação profissional: Duração de um ano, continuando com módulos longos e curtos. O aluno poderá atuar com a metodologia biográfica na ampliação de sua profissão.

Nível III- Aconselhador Biográfico: O aluno, interessado em dar continuidade e promover sua formação dentro desta nova profissão de Aconselhador Biográfico, passará por mais três módulos em temas de apronfundamentos, pesquisa, específicos na Antroposofia. A conclusão do profissional será em  seis meses, dando continuidade com supervisão de uma tutoria em acordo coma a gestão da escola.

QUADRO RESUMO DA NOVA REDE CURRICULAR: [1]

NÍVEL – I: AUTO-EDUCAÇÃO – AUTO-CONHECIMENTO

PRIMEIRA ETAPA:

Quadro 1: Primeira etapa.Nível – I: auto-educação

MÓDULO TEMA Carga horária
I – longo Introdução à biografia/temperamento I 58 h.
II – curto Objetivando à biografia/temperamentos II 40h.
III – curto Encontro humano/Eros e Psiquê 40 h.
IV – longo Esferas planetárias 58 h.
V – curto Qualidades planetárias/conversa de ajuda. 40 h.
Sub-total carga horária 236h.

 

SEGUNDA ETAPA

Quadro 2: Segunda etapa.Nível – I:auto-conhecimento

NÍVEL – II: AMPLIAÇÃO PROFISSIONAL

MÓDULO TEMA Carga horária
VI – curto Aprendendo com o destino 40 h.
VII – longo Zodíaco 58 h.
VIII – curto 12 sentidos 40 h.
IX – curto Ritmos, espelhamentos, metamorfoses 40 h.
X – longo Integração – Parsifal 58 h.
Sub-total carga horária 236 h.

 

Quadro 3: Nível – II: ampliação profissional

MÓDULO TEMA Carga horária
XI – longo  Iniciação 58 h.
XII – curto Forças adversas 40 h.
XIII – curto Quatro éteres 40 h.
XIV –  curto Transformando e ordenando o carma 40 h.
XV – longo Integração II 58 h.
Total carga horária 236 h.

 

NÍVEL – III: ACONSELHAMENTO BIOGRÁFICO

Quadro 4: Nível – III: aconselhamento biográfico

MÓDULO TEMA Carga horária
XVI – longo Aprofundamento sobre o tema Carma 58 h.
XVII – curto O Aconselhamento Biográfico 40 h.
XVIII – longo Integração: Projetos, Formatura 40 h.
Total carga horária 156 h.

 

E- Fundamentação da Mudança Curricular para módulos curtos (3d e 1/2) e módulos longos (6 dias) .

Esta mudança foi inspirada nos sete processos de aprendizado, de onde tirei as seguintes conclusões para o processo de aprendizado dos módulos curtos, os quais serão de 3 ½ dias e os módulos longos de 6 dias.

A- Os sete processos de aprendizado nos módulos curtos (3d e 1/2):

  • Quarta feira às 17: 30min: chegada, resgate do módulo anterior.

1º Passo: Percebo.

  • Quinta feira: introdução ao conteúdo do módulo.

2º Passo: Ligar – me ligo ao conteúdo através dos pequenos grupos e atividades artísticas.

  • Sexta feira: aprofundamento do conteúdo e das atividades e começo a “digerir” os conteúdos na minha biografia.

3º Passo: Digerir – começo a fazer a digestão do conteúdo e das práticas na minha biografia.

  • Sábado: faço a constatação do conteúdo em minha biografia.

4º Passo: Individualizar – individualizo o conteúdo, percebendo a responsabilidade sobre o meu processo biográfico.

  • Domingo : término às 11 e 30hs –  saio com o aprendizado na metodologia biográfica e a responsabilidade de me exercitar e fazer os passos 6º e 7º no trabalho intermódulos.

5º Passo: Exercitar – saio com a responsabilidade de aprofundar e exercitar o tema do módulo através de leituras e trabalhos intermódulos. O que eu preciso fazer para me tornar capaz de fazer o que decidi?

Os passos seis e sete serão trabalhados no período intermódulos e acolhidos no próximo módulo, em uma dinâmica no primeiro dia de boas vindas, com trocas entre os participantes de cada grupo do módulo passado.

6º Passo: Ser capaz – tornar-me me capaz de trabalhar minha própria biografia.

7º Passo: Criar – ser criativo, reproduzir e reconstruir a minha biografia.

Os sete processos de aprendizado nos módulos longos ( 6dias ) :

  • Sábado às 17:30h: chegada, resgate do módulo anterior.

1º Passo: Percebo.

  • Domingo : introdução ao conteúdo do módulo.

2º Passo: Ligar – me ligo ao conteúdo através dos pequenos grupos e atividades artísticas.

  • Segunda feira: aprofundamento do conteúdo e das atividades e começo a “digerir” os conteúdos na minha biografia.

3º Passo: Digerir – começo a fazer a digestão do conteúdo e das práticas na minha biografia.

  • Terça feira: faço a constatação do conteúdo em minha biografia e o individualizo.

4º Passo: Individualizar – individualizo o conteúdo, percebendo a responsabilidade sobre o meu processo biográfico.

  • Quarta feira: Tenho maior consicência do aprendizado na metodologia biográfica e a responsabilidade de me exercitar.

5º Passo: Exercitar – a responsabilidade de aprofundar e exercitar o tema do módulo através de leituras e trabalhos intermódulos. O que eu preciso fazer para me tornar capaz de fazer o que decido.

  • Quinta feira  : Ser capaz – tornar-me me capaz de trabalhar minha própria biografia com maior concientização e responsabilidade.

6º Passo: Ser capaz – tornar-me me capaz de trabalhar minha própria biografia com maior conciência do meu processo biogr´fico.

  • Sexta feira: Término às 11 e 30hs.

7º Passo: Criar – ser criativo, reproduzir e reconstruir a minha biografia dentro do contéudo da metodologia antroposófica. Serão trabalhados no período intermódulos e acolhidos no próximo módulo, em uma dinâmica no primeiro dia de boas vindas, com trocas entre os participantes de cada grupo do módulo passado.

F – Estágios dos alunos:

A Escola Livre Estudos Biográficos-MG estimula os alunos a fazerem os estágios na sua região, com isto há uma maior divulgação da metodologia biográfica, sendo no total de três estágios.

G – Sede:

Estamos com um Apt./sede, dando início a nossa estruturação física no mundo.

Este espaço está sendo preparado para abrigar a secretaria da escola com seus arquivos e também, a sua biblioteca  com livros antroposóficos, metodologia biográfica e biografias diversas, para uso dos alunos.

As atividades da Formação Biográfica acontecem  em um local sublocado,  numa região rural de Juiz de Fora, no Seminário da Floresta.

H – Site:

No site colocamos todas as nossas atividades e o informativo.

I – Depoimentos dos ex-alunos:

Os ex-alunos se envolveram com o trabalho biográfico da seguinte maneira: estagiários de docência da escola, Aconselhador Biográfico (Higiênico, Terapêutico e Empresarial), como autores de livros sobre a condução do trabalho biográfico, fundação de um terapêutico, grupos de estudos, organização de cursos com temas biográficos específicos.

Depoimentos de alunos e ex-alunos:

“Estou muito agradecida pela oportunidade de ter feito e finalizado essa formação que tanto tem ajudado no meu caminho de autodesenvolvimento e que me possibilitará atuar em uma nova atividade profissional”.

Eva Elizabete Romualdo Ribeiro – Pedagoga e professora aposentada-Brasília-GI.

“A formação biográfica significa para mim um grande mergulho para um grande vôo, que propicia a concretização de um caminho de ação no mundo, de forma fraterna, espiritualizada, consciente e responsável”.

Laura Lira – Médica- GI – RJ

“A Formação Biográfica fez com que as peças do quebra cabeça de minha vida se transformassem em um grande cenário, com sentido, lógico e beleza”.

Seja qual a vida que tenhamos tido, os episódios de nossa história de vida se desenrolam e se arrumam de tal forma que passamos a compreender esses acontecimentos e a nos alegramos com eles, porque extraimos deles, o significado.

Em minha vida, a satisfação e alegria interna que essa Formação oferece, podem ser definidas pelas palavras Gratidão e Paz”.

Nair Ribas d´Avila – Terapueta holística- São Lourenço-MG -Grupo I

“Me inscrevi na Formação Biográfica mais interessado no meu autoconhecimento.

Durante a formação acabei criando um projeto que trouxe muitas transformações em minha vida e também influenciou meu trabalho.

Creio que participar desta Formação é isso, se conhecer, criar, transformar. Um misto de conhecimento e autoconhecimento.

Pesquisar e escrever a biografia de Tagore (biografado que eu escolhi) foi um capítulo à parte; nunca mais serei o mesmo, e com certeza ganhei um grande amigo! Uma experiência única.

Foi lindo perceber o amadurecimento dos meus colegas (e meu) durante estes anos em que estivemos imersos nesta Formação. Sentiremos saudades.

O que poderia dizer para quem pretende fazer? Conhecer com profundidade a própria vida é uma das coisas que faz mais sentido em nossa jornada.

Agradeço de coração a todos os coordenadores e docentes”.

Nilda Barbosa de Almeida – Grupo II- Licenciada em História e mestra em Educação.

“Tantos foram os fatos acontecidos neste meu caminho de vida que apenas me remetiam a sentimentos diversos. O estudo da biografia humana com base na ciência espiritual, Antroposofia , trouxe maior consciência das minhas qualidades como ser humano. A partir disto minha relação com o mundo mudou, ampliando meus horizontes pessoal e profissional.

“Por isto, digo que ter estudado na Escola Livre Estudos Biográficos-MG foi um marco na minha biografia.”

Elida Quintas – Terapeuta Social – Argentina – Grupo III

Nada te turbe….. Solo Dios basta. Acunada en el regazo etérico. Tiernamente balanceada. Irradiando de todos ustedes.

La madre Sofia”.

Lilian O. Brodnitz – Grupo -GIII

“Quando iniciei a Formação na Escola Livre-Estudos Biográficos-M.G., meu intuito e necessidade foi a de trilhar um caminho de autodesenvolvimento, através da compreensão e conscientização de minha própria história de vida. Estava em um ciclo de grande crise pessoal. Sentia-me presa em um cativeiro que eu mesma havia construído para mim. Encontrar a chave desse cativeiro não foi tarefa fácil. Mas,banhada pela luz da consciência e amorosidade da coordenação da Escola e de meus companheiros de jornada, foi possível e ainda é, trilhar esse caminho de tomar a vida nas próprias mãos.

Para minha própria surpresa, persistência e ajuda de ‘muitos’, (coordenação, amigos de turma, clientes para exercer ferramentas nos trabalhos intermódulos), concluí a Formação com os requisitos essenciais cumpridos recebendo o certificado assinado pela coordenação, liberando-me para exercer profissionalmente o Aconselhamento Biográfico, sob supervisão, durante um ano.

“Eu antes não imaginava o quanto meu vínculo com este impulso no mundo se estreitaria com tanta força e gratidão”.

Priscila Maria Franco da Frota – Massagista Rítmica/Euritmista(S.P.) – Formada pela Escola Livre-Estudos Biográficos-Juiz de Fora-MG (Grupo II-2012) – Atual docente de Euritmia na Escola Livre -Estudos Biográficos -MG.