Escola Livre - Antroposofia

Conectando com meu propósito

Post thumb

 

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes  de , por si mesmos , encontrar propósito e direção para suas Vidas “ Rudolf Steiner 

Idealizei e criei o COP Maria Antonia (Centro de Orientação Profissional & Coaching ) para levar a frente a minha missão de ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito e seu lugar no mundo . 

Educadora nata e Master Coach, há mais de 30 anos trabalho , estudo , ensino e promovo o diálogo entre espiritualidade , filosofia , psicologia e Coaching na busca pelo resgate da essência humana . No ano de 2017 iniciei a  formação biográfica  na Escola Livre Antroposofia - Formação e Estudos Biográficos - JF . MG . Brasil . Desde então ,venho me aprofundando nesses conteúdos para agregar ao pensar , ao sentir e ao fazer diários no universo do Coaching , da Orientação  Profissional e do aconselhamento  biográfico,  com a missão de ajudar as pessoas a se conectarem com a sua essência e a serem mais felizes em todas as esferas da Vida

O que mais recebo hoje em meu consultório, são pessoas que me procuram para fazer Coaching Vocacional , Orientação de carreira e Reorientação de carreira  com as seguintes falas:

“Não sei falar ao certo, não sei o que seria, mas desejo uma mudança em minha vida.” “Quero crescer, fazer alguma coisa significativa e almejo a prosperidade e a liberdade que ela traz.”

“Tenho vontade de realizar algo importante, uma coisa que faça a diferença no mundo. Se você perguntar o que é eu não sei dizer. Você pode me ajudar a descobrir o propósito da minha vida?”

“Eu quero abrir um salão de beleza” ou “eu quero ir embora para morar na praia e abrir uma pousada”…

“Me sinto incongruente com aquilo que faço...”

Quando estas indagações começam a aparecer na minha minha  Vida , é preciso parar ,  olhar com carinho e atenção para minha jornada ,  localizar em que momento da minha biografia em me encontro e o que preciso para responder tais inquietações .

 Durante as sessões de coaching  e agora, como aconselhadora biográfica, situações deste tipo aparecem constantemente.

Diante de tal colocação, como Coach e aconselhadora biográfica , me sinto na responsabilidade de ampliar a visão do meu coachee acerca do seu propósito de vida, por meio de perguntas e de mais provocações:

Neste momento seu propósito de vida é sentar aqui e conversar comigo, você está aqui (agora) e neste momento é onde deveria estar; até que passe para uma outra coisa.

“Então estou fadada a assentar na minha repartição e bater carimbo até me aposentar?”

Você neste momento realiza o seu propósito que é de estar conversando comigo.  Com isso não estou dizendo que o que você faz não faça sentido, porém é necessário ampliar sua visão de propósito.

Seu propósito exterior tem que se conectar com seu propósito interior. Para muitas pessoas, elas são um parte importante de seu propósito exterior, porém esse propósito sozinho é sempre relativo, instável e transitório (abrir salão de beleza ou comprar uma pousada). Isso não quer dizer que você não deva se envolver com estas atividades, mas estas atividades precisam estar ligadas ao seu propósito primário, interior, para que um sentido profundo flua para aquilo que você faz.

 Um jeito que é só seu de SER e FAZER.

 Se você não estiver alinhado com seu propósito primário, qualquer propósito que estabeleça para sua vida, por melhor ou maior que seja, será propriedade do ego ou acabará destruído pelo tempo. A satisfação do propósito primário estabelece a base para uma nova realidade e traz congruência Interna.

Há quem se surpreenda abandonando um ambiente de trabalho ou uma condição de vida hostil e sem sentido. Outros tipos de mudança podem lhe acontecer de repente a partir do exterior. Um encontro casual traz uma nova oportunidade e uma possibilidade de expansão para a sua Vida .

 Um obstáculo ou conflito de longa data se dissolvem. Seus amigos passam por esta transformação ou desaparecem de sua vida. Alguns relacionamentos terminam, outros aprofundam.

Alguns destes fatos talvez pareçam negativos em um primeiro momento, porém é importante compreender que é uma oportunidade que está se criando para o surgimento de algo novo.

Naturalmente poderá haver um tempo de insegurança, dúvida ou medo. Entretanto infinitas possibilidades se abrem a sua frente, inclusive a oportunidade verdadeira de se conectar com seu propósito interno e com que tanto você buscava .

Mobilizado pela experiência, você se sente encorajado a iniciar as mudanças necessárias. A motivação para se posicionar e tomar decisões, no entanto vem de um nível mais profundo. Um estado de conexão com aquilo que só você É , só você FAZ. E se você não fizer ninguém mais poderá fazer porque é sua MISSÃO DE VIDA.

Então? Qual é o seu propósito? O que você veio fazer aqui ?

Deixo como sugestão a leitura do meu livro que acabou de ser lançado : A Vida & seus Ciclos sob o olhar da Antroposofia – Editora Conhecimento , ali você terá oportunidade de Olhar para sua Biografia e auxiliado pela Teoria dos Setênios  te situar  no estágio em que você se encontra para buscar pistas identificando assim  seu lugar no mundo. Contato para aquisição do livro (31) 9 9636-1214.

 

Maria Antonia de Oliveira

Instagram @copmariaantonia/ mariaantonia_llive – E-mail :mariaantonia@copma.com.br