Ritmos, Espelhamentos, Transformações e Metamorfoses na Biografia Humana

Post thumb

 

Na metodologia biográfica, através do aconselhamento biográfico, podemos ver, de forma abrangente e pontual como se desenvolve e progride nossa biografia.  Para tanto, algumas perguntas são necessárias. O que afinal são espelhamentos, quais padrões de comportamento possuímos? Qual o ritmo que se desenvolve em nossa vida e o que influencia nisso? O que será de fato uma transformação ou uma metamorfose em nossa vida?

Por vezes,nos percebemos andando em “círculos” e não vemos sentido na vida ou em alguma situação que nos tira do eixo. Sim, todos temos padrões de comportamento, maneira de agir que sempre se repete diante de situações semelhantes. Quando nos  deparamos com algo que julgamos sabermos lidar, "dispara" internamente sempre a mesma reação, causando frustração e estagnação.

Saber que nada acontece por acaso e que temos uma “explicação” plausível para cada fato em nossa vida é reconfortante e nos impulsiona a querer transformar atitudes ou até mesmo a forma de gerir a própria vida.

Para compreender melhor a evolução da vida humana temos que fazer essas perguntas e ir atrás das respostas. A questão é onde buscar tais respostas!?

A Antroposofianos traz uma abordagem terapêutica/higiênica, pela qual é totalmente possível desvendar nosso desenvolvimento através das Leis Biográficas que regem a vida humana, trazendo uma  compreensão objetiva dos fatos e situações vividas, promovendo uma visão clara, nunca antes alcançada.

Você consegue identificar alguma metamorfose em sua vida? De forma análoga ao processo lagarta/borboleta? Uma transformação pela qual talvez tenha passado no decorrer do processo de desenvolvimento da sua biografia, que tenha resultado numa forma e numa estrutura completamente diferentes dos hábitos antigos, como:  alteração de personalidade, modo de pensar, aparência física, caráter.

Na trajetória da vida humana ,passamos por diversas transformações, às vezes de forma sutil ou através de grandes acontecimentos. Por muitas vezes não damos importância a fatos ou encontros que mudam nossa vida para outro rumo, podemos também super dimensionar situações que são irrelevantes em si, por estarmos “perdidos” em nossos sentimentos ou por não compreendermos os ensinamentos que cada acontecimento promove em nossa vida.

Cada indivíduo tem um ritmo pessoal para organizar sua rotina, mas, você já ouviu falar em ritmos planetários, por exemplo, e que isso ordena e afeta nossa existência humana aqui na terra?

Você já ouviu falar que somos um microcosmo, e que tudo que acontece no universo acontece também dentro de nós? O mundo está em você!

É preciso que somos influenciados por forças planetárias e zodiacais,  que somos interligados. Sendo assim, é válida a reflexão sobre esse curso cósmico para ampliar nossa percepção desse processo em nossa própria vida.

Temos em nós toda sabedoria do universo e quando começamos a desvendar o ritmo de nossa biografia, compreendemos que fazemos parte de um todo e estar em sincronia com esse todo nos traz equilíbrio e discernimento para conduzirmos nossa biografia.

Através da metodologia biográfica, podemos alcançar o discernimento para gerenciar nossa biografia de forma mais assertiva e harmônica.

Autora: Andréia Inácio Barbosa

Fonte:

GudrunBurkhard -BASES ANTROPOSÓFICAS DA METODOLOGIA BIOGRÁFICA –2.ed. – São Paulo:  Antroposófica,2011.

GudrunBurkhard - TOMAR A VIDA NAS PRÓPRIAS MÃOS - 7a. ed. – São Paulo: Antroposófica, 2019.